10 dicas de como fazer uma viagem em low cost

10 dicas para uma viagem low cost

Viajar é tudo de bom! É um momento incrível para se reconectarem, viverem diferentes aventuras e, claro, aumentarem os carimbos no passaporte!

Se você está pensando em viajar com as amigas, sozinha ou com o mozão e quer gastar pouco, não se preocupe! Existem algumas dicas de viagem low cost que podem te ajudar a economizar uma graninha e aproveitar ainda mais os passeios!

Pegue caneta e papel, anote as dicas e comece a planejar sua próxima viagem!

 

Transporte

1. Utilize buscadores globais – e crie alertas!

O primeiro passo é utilizar buscadores globais. Essas ferramentas irão te ajudar a analisar todas as possibilidades de passagens aéreas sendo comercializadas para a sua data de interesse, te mostrando as mais baratas e as mais caras.

Algumas ferramentas também permitem que você crie alertas! Configure seu destino e suas datas de viagem, e fique de olho em oportunidades! Dois sites ótimos são: SkyScanner e Passagens Imperdíveis – inclusive os dois tem aplicativos!

2. Pesquise por datas de retorno alternativas, e fique de olho nas escalas!

Uma forma de reduzir os custos da sua viagem é analisar datas de retorno alternativas. Muitas vezes, quando buscamos por datas “não definidas”, conseguimos encontrar boas oportunidades de desconto para as passagens aéreas.

Se você ainda não tem uma data certa – e pode negociar a data das suas férias -, não deixe de fazer essa pesquisa!

O ideal é ir por volta de duas semanas antes da temporada de férias. Isso pode te ajudar a garantir bons valores!

Não deixe de analisar também quais são e quantas são as escalas do seu vôo. Normalmente trajetos com nenhuma escala tendem a ser mais caros. Se o tempo de escala for razoável, vale a pena para dar uma economizada!

3. Não se esqueça de visitar o site das companhias aéreas

Por mais que os buscadores globais ajudem, visitar o site da companhia aérea é uma forma de ficar de olho nas promoções e descontos!

Analise quais companhias fazem o trajeto de seu interesse, e crie o hábito de acompanhar os preços por lá também!

Quanto mais pesquisa e análise você fizer, maiores as chances de conseguir valores incríveis para sua viagem em low cost!

4. Use milhas!

Se você usa muito o cartão de crédito, já passou da hora de se cadastrar para utilizar milhas! As milhas irão te ajudar a conseguir descontos ainda maiores nas passagens aéreas! E muitas empresas fazem meeega promoções que você tem que ficar de olho no site!

Se você já tem, confira quantos pontos possui e descubra os descontos que irá conquistar.

Se você ainda não tem milhas, pode trabalhar de duas formas:

  • confira com seus amigos e familiares se eles possuem milhas perto do vencimento;
  • busque por sites de passagem aérea em que você pode comprar milhas de outras pessoas que não irão utilizar!
5. Busque por rotas alternativas

Principalmente para quem quer fazer diversos passeios na viagem, como conhecer estados diferentes de um novo país, é preciso buscar por rotas alternativas para entender a variável de preço.

Nesses casos, é comum traçarmos mentalmente a sequência de lugares que gostaríamos de visitar. Mas se fizermos os mesmos passeios em outra sequência, será que não conseguiremos descontos maiores?

Faça pesquisas com rotas alternativas para identificar as oportunidades de desconto para a sua viagem. Nem sempre o caminho tradicional é o mais barato – ou o mais interessante!

6. Compre com antecedência

Comprar com antecedência também pode te ajudar a garantir bons descontos! Planeje com suas amigas os melhores dias e destinos!

Demos anteriormente a dica de buscar por datas alternativas, e elas normalmente acontecem com uma certa antecedência.

Essa antecedência irá te ajudar a pagar menos e, claro, planejar melhor os passeios e os outros detalhes!

7. Cuidado com o limite de bagagem

Para conseguir economizar na viagem, é preciso ficar de olho no limite de bagagem. As companhias aéreas estão cada vez mais rigorosas com o limite de bagagem, seja no volume ou no peso.

Por isso, fique de olho e planeje também a bagagem.

Estude um pouco sobre armário cápsula e mala cápsula. Esses conceitos estão ligados ao minimalismo e à um armário mais sustentável. Com isso, você conseguirá organizar seus itens em opções versáteis, fáceis de combinar e com menor volume: menos roupas com maiores combinações, sapatos (apenas o essencial), e maior praticidade!

Opte também por kits de viagem, com shampoos e condicionadores em frascos menores.

Atenção: depois de adquirir a passagem, fique atento a data do seu check-in se for fazê-lo online! Alguns tem validade e se você deixar pra fazer em cima da hora pode perder o prazo e ainda pagar uma multa por isso!

 

Hospedagem

8. Opte pela estadia em um AirBnb ou pousadas!

A hospedagem em hotéis tende a sair mais cara. Para uma viagem com amigas, é interessante considerar opções alternativas como airbnb. Essa plataforma permite que você alugue apartamento de pessoas a preços excelentes e que, claro, se dividido entre as amigas, ficam ainda mais em conta!

Claro, é interessante sim buscar por hotéis e visualizar as oportunidades. Mas não se esqueça que hospedagens alternativas são seguras, cheias de vantagens e muito interessantes.

No caso do aluguel de apartamento de terceiros, como o AirBnb propõe, a economia pode ser ainda maior: em vez de pagar pelas refeições em hotéis e restaurantes, você terá acesso à cozinha do apartamento/casa alugada, podendo fazer sua própria comida e economizar mais um pouco!

 

Passeios

9. Escolha passeios diferentes!

Na hora de escolher os passeios, opte por circuitos diferenciados. Os passeios turísticos tendem a ser mais caros.  Você pode ter experiências incríveis fazendo passeios alternativos, buscando soluções mais baratas junto aos nativos da região em que você estará. Procure praças, parques, shows gratuitos, etc..

Converse com nativos e peça indicações de locais fora das rotas turísticas comuns para que você conheça os locais por um outro ângulo.

 

Alimentação

10. Faça compras em supermercados e evite restaurantes

Que restaurantes são opções mais caras, nós sabemos. Então como economizar na alimentação durante a viagem?

Quando sugerimos hospedagens em um AirBnb, por exemplo, uma das vantagens é a opção de alugar um apartamento inteiro. Com isso, você e suas amigas conseguirão cozinhar a própria comida, reduzindo os gastos com restaurante e economizando ainda mais nas compras em supermercados.

No caso de passeios que exijam o dia inteiro, opte por restaurantes mais populares. Assim você aproveita a comida local como um nativo, e economiza uma graninha também! E ah, sempre pergunte sobre o tamanho do prato – alguns dá pra dividir com a amiga/crush!

 

Aprenda com seus erros! Se essa for a sua primeira viagem em low cost com as amigas, analise tudo que deu certo e o que deu errado – e aproveite a experiência para viagens futuras!

Viajar com as amigas é tudo de bom! E, claro, conseguir fazer uma viagem em low cost é melhor ainda!

Por isso, fique de olho nas dicas que separamos para você e se planeje para aproveitar MUITO no seu próximo passeio.

Você já fez alguma viagem em low cost com as amigas? Quais foram os seus cuidados na hora do planejamento? Conte pra gente nos comentários!



Deixe uma resposta