4 dicas pra você aprender a controlar seu tempo e melhorar a qualidade de vida

aprenda a controlar seu tempo

Uma rotina corrida parou de ser exceção e se tornou uma regra: estamos sempre fazendo muita coisa ao mesmo tempo, tendo que conciliar trabalho com estudos e outras tarefas que acabamos abraçando no dia a dia.

Com isso, o padrão se repete e encontramos adultos cansados, estressados e com dias que parecem ter durado menos que 24h.

Como ter uma vida equilibrada, trabalhando e tendo um tempinho livre para poder curtir, descansar e aproveitar a vida?

 

A importância de controlar o seu tempo

Hoje, ter tempo de sobra é considerado luxuoso. Em uma geração atolada em atividades e com muita procrastinação, é importante ter controle do seu tempo para conseguir conciliar todas as tarefas do seu dia. Esse cuidado ajuda a aumentar a produtividade no trabalho, nas tarefas de casa e em outras áreas que você se envolve.

Tudo se trata de como você irá organizar o seu dia e controlar o seu tempo. E para te ajudar a ter uma vida mais tranquila e aumentar o bem estar, separamos algumas dicas:

1. Anote suas tarefas

O primeiro passo é anotar as suas tarefas. Se você conseguir deixar a lista pronta no dia anterior, melhor ainda! Caso não consiga, após tomar um bom café da manhã, faça um checklist de tudo que você precisa fazer no dia, separando por áreas, como trabalho, faculdade, casa, etc.

Organize por ordem de prioridade e siga essa lista. A cada fim de tarefa, risque o que você entregou. Essa pequena atitude cria uma ideia de recompensa, uma vez que a lista vai diminuindo, estimulando ainda mais a produtividade.

Existem aplicativos que podem te ajudar nessa missão: o Trello e o Kanban são interessantes pois permitem a criação de colunas para definir o que está pendente, o que está sendo feito e o que está concluído – além da inclusão de comentários.

2. Utilize o Método Pomodoro

O Método Pomodoro trabalha a ideia de momentos de extrema concentração, com alguns intervalos de descanso.

Isso significa que você irá definir um tempo para ser gasto em cada tarefa que precisa realizar, e focar 100% da sua atenção nessa tarefa durante esse período (desligue o celular, feche as redes sociais, etc).

Após a execução dessa tarefa, o alarme tocará com base no tempo que você estipulou e você terá pequenos momentos de descanso, em torno dos 2 a 5 minutos.

Nos momentos de descanso você pode voltar a conferir sua caixa de emails, verificar o celular e dar uma passadinha pelas redes sociais!

3. Separe uma horinha por dia para você

Encaixe dentro dos seus diversos compromissos, um compromisso com você mesma! É importante que você se lembre que você é prioridade na sua vida.

Nessa horinha, faça as coisas que você gosta: leia, assista séries, tire um cochilo, passeie pelo parque… pequenas coisas que podem te trazer satisfação e bem-estar.

Uma prática que tem crescido cada vez mais é a yoga. Com o objetivo de relaxar, ela também ajuda a melhorar a concentração e o fortalecimento da musculatura.

4. Aprenda a meditar e foque no presente

Uma outra prática que ajuda a melhorar a concentração e reduzir a procrastinação é meditar. Quando meditamos, conseguimos limpar a nossa mente e retomar o foco para as atividades importantes do nosso dia a dia, melhorando a concentração e resolvendo questões com maior facilidade.

Além de, claro, diminuir o stress!

Mindfulness, ou foco no momento presente, se torna importante para garantir o bem-estar. É preciso que você observe ao seu redor e concentre nas tarefas do dia a dia, percebendo coisas antes não vistas.

Ao almoçar, por exemplo, deixe o celular de lado. Foque na comida. Saboreie o alimento. O que pode parecer algo simples se torna um momento de novidades: sabores diferentes, sensações novas e uma outra percepção de atividades cotidianas.

Isso ajuda, também, a entender o quanto temos hoje, aumenta nossa gratidão e ajuda a melhorar a qualidade de vida.

 

O cuidado com o tempo é fundamental. Infelizmente acabamos perdendo a linha durante a semana, acumulamos tarefas e procrastinamos bastante. Quem nunca foi fazer uma pesquisa e acabou passando duas horas navegando em blogs aleatórios?

O importante é aprender a fazer listas, organizar seu tempo e sempre, sempre ter um tempinho para você!

 

E aí, que dia você começa?



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