Yoga para uma vida mais leve

yoga para uma vida mais leve

A prática da yoga está se tornando cada vez mais comum no ocidente. Com rotinas corridas e uma vida prá lá de estressante, precisamos procurar coisas que nos ajudem a acalmar e reconectar corpo e mente, garantindo a saúde e o bem-estar.

Na tradução do sânscrito, yoga significa controlar/unir. Sua prática, então, é responsável pela união e controle da mente – além de ajudar no fortalecimento do corpo.

Que tal entender um pouco mais sobre os benefícios dessa prática para o seu dia a dia?

 

Yoga: história da prática e tipos

Originado na Índia, o yoga trabalha o equilíbrio físico e mental dos praticantes. Muito comum em doutrinas religiosas como Budismo e Hinduísmo, o yoga acabou se tornando referência também no ocidente para pessoas que querem cuidar mais do seu bem estar.

Assim como outras práticas de disciplina corpórea, o yoga possui diferentes escolas, cada uma com sua particularidade e níveis de dificuldade. São elas:  raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga, tantra ioga, tao yoga e hata-ioga.

Antes de iniciar a sua prática, é interessante conhecer os tipos de yoga e identificar qual é mais adequado para você. O mais comum para iniciantes é o hata-yoga, uma prática que exige muito controle e equilíbrio, mas é ideal para quem está começando e precisando fortalecer a musculatura corporal.

 

Por que eu deveria começar a praticar yoga?

A cabeça ligada no 220V é a realidade de muitas pessoas. Preocupação com o trabalho, casa e família acabam tomando muito tempo e muita energia no nosso dia a dia, certo?

A prática da yoga é uma das melhores opções para quem quer colocar a cabeça no lugar, respirar fundo e dedicar um momento para si – a calma e o foco trabalhados são fundamentais tanto para acalmar os pensamentos, quanto para o dia a dia.

Conhecendo os benefícios da prática da yoga

A prática traz diversos benefícios para o corpo e para a mente!

  1. Melhora a postura

Um dos benefícios mais claros da prática do yoga é a melhora considerável na postura. No dia a dia, principalmente para aqueles que trabalham sentados, é comum encontrarmos em posturas erradas um conforto maior.

Isso acontece porque a nossa musculatura está fraca. Como consequência dessa postura errada, acabamos desalinhando outros músculos e a coluna vertebral, resultando em dores nas costas e doenças como reumatoide e artrite.

O yoga é responsável por aumentar a consciência corporal, promovendo uma melhora significativa das posturas no dia a dia.

  1. Aumenta o foco

O aumento do foco e da atenção no agora também é uma característica marcante da prática do yoga. Ele estimula o foco no momento presente e, com isso, pode melhorar a coordenação motora, o tempo de reação e a memória.

Para aqueles que combinam o yoga à meditação, os resultados são ainda mais significativos: aprendendo a esvaziar a mente, você também aprende a focar em um problema de cada vez, encontrando soluções de forma mais rápida e com mais maestria.

  1. Acalma a sua mente

Dentre outros vários benefícios, também se destaca a calma na mente. A prática do yoga ajuda a acalmar os pensamentos, controlar o estresse, ansiedade e problemas como insônia.

A prática é ideal para quem quer se encontrar, acalmar e ter uma vida mais plena. Principalmente para quem tem uma vida corrida, cheia de compromissos e com a cabeça ligada no 220v, a prática auxilia na melhora do bem estar, podendo aumentar a qualidade de vida e trazer melhoras significativas para a saúde.

 

E ai, que tal começar?!

 



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